Advogado participa de seminário sobre Direito e Tecnologia

Imagem do congresso Direito e Tecnologia

A Escola Superior da AGU, em parceria com a UNIBB e a DIJUR (BB), promoveram o seminário Direito e Tecnologia.

O evento discutiu os impactos do avanço tecnológico no mundo e no Direito, em especial.

O Presidente do STF, Ministro, Luís Roberto Barroso, e os Ministros do STJ, João Otávio de Noronha e Ricardo Villas Bôas Cuev, trataram da interface entre Direito e Tecnologia. Os Ministros abordaram a questão sob a perspectiva da Magistratura, demonstrando como o Judiciário está se apropriando das inovações para tornar a prestação jurisdicional mais eficiente.

Desse modo, seja com a criação de um sistema eletrônico processual único ou através do desenvolvimento de programas de IA, o Judiciário vislumbra um futuro diferente para a execução de suas atividades.

Com efeito, outros debates buscaram apresentar os impactos da tecnologia na advocacia e abordar o tema sob a perspectiva da segurança de dados.

No painel “Cybersecurity das infraestruturas críticas”, Marcelo Malgutti (Assessor Especial para Cibersegurança do Ministro de Estado-Chefe do GSI) alertou que o Brasil já é o 2º país com a maior incidência de ataques cibernéticos, mas em estrutura geral de segurança só atingiu a 15ª posição. Os dados também demonstram que as instituições governamentais e financeiras são as mais visadas atualmente.

A palestra do cientista Silvio Meira encerrou o Seminário. Ele deixou evidente a necessidade da atualização constante de todos os profissionais, com a adaptação à IA, sob o risco da exclusão natural, pelo mercado, dos que não aprimorarem suas habilidades.

O escritório Natividade Sociedade de Advogados esteve representado no seminário pelo advogado Emanuel Bukowski, coordenador da área de recuperação de crédito do setor Bancário.

Compartilhe:

Outras postagens